segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Relfexões sobre o mercado de BI

O mercado de BI/EPM passou por uma profunda movimentação durante o ano de 2007. A largada foi dada pela Oracle, gigante do mercado de TI, que em março de 2007 adquiriu a Hyperion (uma das mais de 50 aquisições que fez em pouco mais de três anos). Logo depois, em outubro, a SAP comprou a BO e em seguida, em novembro, a IBM arrematou a Cognos. Pronto! em pouco menos de um ano, três das maiores empresas de TI foram ao mercado e complementaram as suas ofertas com soluções de BI/EPM.

Qual foi o impacto destas aquisições no mercado de serviços de TI?

Com a consolidação do mercado , a prática de BI/EPM deixou de ser vista como um nicho e passou a ser um atrativo mercado para as grandes empresas de serviços, sobretudo pela sua ligação íntima com as aplicações de ERP. Com o amadurecimento dos ciclos de implantação dos ERPs no mercado brasileiro, naturalmente as empresas começaram a focar seus investimentos na geração de informações para a tomada de decisão. Se, por um lado, a implantação dos ERPs acabou com o pesadelo do legado de inúmeros sistemas transacionais desconectados, pelo outro, a maioria das empresas ainda possui um sistema de informações gerenciais bem fragmentado, muitas vezes departamental, e consequentemente sem a qualidade e velocidade desejadas pelos executivos.

Além disso, com a incorporação das empresas de BI, as grandes empresas de TI trouxeram de carona para o negócio antigos parceiros de serviços outras soluções que passaram a ver BI/EPM como uma oportunidade para aumentar as suas vendas. Muitos destes oportunistas, embora não tivessem a menor qualificação para atuar na área, possuíam bom posicionamento junto ao parceiro e ao cliente, e conseguiam bons projetos que normalmente acabavam em fracassos por falta de competência.

Em outras palavras, hoje há um espaço a ser ocupado no mercado de serviços de TI. De um lado os clientes demandam por empresas de serviços que possam oferecer soluções de BI/EPM com competência e robustez (cenário de globalização). Do outro lado, temos um mercado dividido entre as grandes empresas de serviços que ainda não se estruturaram para atender às novas demandas de BI/EPM e as pequenas (e poucas) empresas especializadas que não têm fôlego para atender ao mercado.

É dentro deste contexto que a CPM Braxis, gigante do mercado de serviços de TI latino americano e a Dimensi, uma pequena empresa de BI/EPM, reconhecida no mercado pela excelência/competência dos seus serviços e por ser uma formadora de novos talentos, fizeram o primeiro movimento real e significativo no mercado brasileiro para ocupar este espaço e ser a referência para o mercado quando se pensar em BI/EPM.

Até mais,

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