sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ROI em projetos de BI

Existe uma pergunta que me fizeram há quinze anos, para a qual até hoje ainda não encontrei uma resposta convincente. A pergunta é: "- como posso calcular o ROI do meu BI?". Neste artigo tentarei explicar o porquê desta dificuldade.

O termo ROI significa "Return On Investment", que é basicamente a relação entre o dinheiro empregado em um investimento e o retorno financeiro do mesmo. É comum e recomendável que, antes da realização de um determinado investimento, antes de optar pelo go/non-go da oportunidade, o investidor faça uma análise do ROI, para avaliar o risco envolvido.

O indicador ROI funciona muito bem em processos cujos resultados financeiros, antes e depois do investimento, podem ser medidos e comparados em bases numéricas tangíveis, por exemplo:

- produtividade de fábrica
- mercado de ações
- compra e venda de imóveis

No caso de projetos de BI, o retorno é "medido" na maioria dos vezes por indicadores intangíveis, ou seja, difíceis de serem transformados objetivamente em números. Os verdadeiros ganhos obtidos são relacionados a uma maior velocidade de acesso e controle da informação para a tomada de decisão. Listo a seguir alguma perguntas que refletem problemas típicos das empresas, e que são resolvidos através do BI:

“Você já teve que tomar alguma decisão baseada em dados incompletos ou incorretos?”

“Quanto tempo seus analistas gastam para montar as análises e para realmente analisar?”

“Como você consegue obter e analisar as tendências, exceções, desvios, etc.?”

“Quão difícil é para você confrontar / analisar o planejado com o realizado?”

“Como você identifica os mais ou menos rentáveis produtos, clientes, fornecedores?”

“Quão difícil é você reorganizar seu negócio e fazer isso ser refletido nas suas análises, inclusive históricas?”

Já li diversos artigos sobre como calcular o ROI de projetos de BI, mas nenhum deles me convenceu. A maioria deles propõe fórmulas para cálculos de redução de custos a priori (ex: redução do tempo de geração dos relatórios gerenciais). O problema é que nos projetos de BI, os ganhos efetivamente tangíveis, quando reconhecidos, os são sempre a posteriori, e é praticamente impossível prever estes casos antecipadamente, e consequentemente utilizá-los no processo de venda, seja ela interna ou externa.

Atualmente, graças ao amadurecimento do mercado de TI e ao trabalho de analistas especializados, a maioria das empresas/CIOs enxerga BI como algo indispensável para a sua empresa, assim como o telefone, o notebook e a internet. Na maioria dos casos, a pergunta não é mais se é necessário um BI, mas sobre quais condições implementá-lo. Mesmo assim, é sempre bom ficar atento e "fotografar" cenários do dia-a-dia da empresa onde nitidamente a presença do BI contribuiu para aumentar a sua lucratividade.

Como o BI, por refletir o modelo de gestão da empresa, sofre um processo continuo de mudanças e consequentemente necessita de novos investimentos, a constatação da obtenção de ganhos tangíveis pode dar fôlego e confiança necessários para a continuidade do BI no ciclo gerencial da Empresa.

Até mais,

2 comentários:

  1. Fala Nicola, os posts estão muito bons! Parabéns!

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  2. Concordo plenamento que na maioria das vezes os indicadores de BI são intangíveis.
    Bom artigo.
    Abraços

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